A Embaixada de Portugal em Washington D.C. em articulação com o Camões, I.P. e com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA comunica que a próxima edição do Exame de Português NEWL, terá lugar no dia 2 de maio de 2019, a nível nacional (E.U.A.) e é realizado online. As inscrições estarão abertas até 31 de março, junto de um dos centros de exames, nos estabelecimentos de ensino aprovados pelo NEWL/American Councils for International Education.

Recorda-se que a realização do exame NEWL garante créditos no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.

Informações mais detalhadas sobre o exame, incluindo propinas aplicáveis, poderão ser obtidas através de contacto com o Coordenador ou Coordenadores Adjuntos do Ensino do Português da CEPE-EUA (V. contactos abaixo) ou do acesso aos seguintes links:

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/NEWL/exam-dates-and-fees

Para informações sobre o registo como novo centro de exame, poderá ser consultado o seginte link:

https://actesting.org/#/newl-app

Este processo tem sido acompanhado pela rede diplomática e consular nos EUA em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), com os serviços competentes do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de outros países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que mantêm representação diplomática nos Estados Unidos.

O que são os exames NEWL?

Os exames NEWL atualmente avaliam as competências linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas, português (desde 2017), árabe, coreano e russo.

Quanto aos níveis de proficiência, a avaliação segue as orientações da American Council of Teachers of Foreign Languages, situando os examinandos entre os níveis elementar e intermédio (níveis A1 a B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - https://www.actfl.org/sites/default/files/reports/Assigning_CEFR_Ratings_To_ACTFL_Assessments.pdf).

Os NEWL são desenvolvidos pela American Councils for International Education, cuja missão é a criação e o incentivo de programas, intercâmbios académicos e pesquisas, em parceria com entidades educacionais de ensino secundário e superior nos Estados Unidos, África, América do Sul, Ásia e Europa.

Essa avaliação é reconhecida pelo programa "Advanced Placement" do College Board, organização sem fins lucrativos que auxilia estudantes na preparação para o ingresso em universidades, por meio de cursos oferecidos em diversas áreas (ciências, artes, cultura, história, economia, entre outros) e de orientação durante o processo de transição para o ensino superior. Os cursos e avaliações oferecidos pelo programa Advanced Placement são reconhecidos por muitas universidades americanas, o que pode garantir a obtenção de créditos tanto no ensino secundário quanto no ensino superior, inclusivé para o posicionamento do aluno que pretender prosseguir estudos em português.

A possibilidade de obtenção de créditos por meio dos NEWL valoriza o conhecimento da língua portuguesa, bem como tem o potencial de estimular a procura por cursos e programas no idioma. Esse reconhecimento beneficiará as comunidades de expressão portuguesa residentes nos Estados Unidos da América, em particular os estudantes portugueses e luso-americanos que pretendem candidatar-se  a universidades americanas.


Datas do exame de Português NEWL:

Main Exam: 2 de maio

Late Testing: 21 de maio (segunda oportunidade)

Custos dos exames NEWL:

Main: $94

Late Testing: $45 + Main fee

Reduced: $53 (propina especial para candidatos com necessidades financeiras, desde que comprovadas pelos centro de exame NEWL, das escolas).

No âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education, o Camões, I.P. atribuirá uma verba anual de 2.000€ (dois mil euros) para apoiar os custos das proprinas de estudantes portugueses ou lusoamericanos que se candidatem ao exame de português NEWL, numa base de first come, first available. Para o efeito, os centros de exame NEWL deverão contactar diretamente os serviços do NEWL.

Formato da avaliação e duração do exame:

O exame incluirá as diversas variantes do Português global e avaliará as competências dos alunos, nas seguintes componentes:

  • Reading (60 minutes)
  • Listening (45 minutes)
  • Writing (45 minutes)
  • Speaking (45minutes)

A prova tem duração total de 3 horas e meia, compreendendo um intervalo de 10 minutos entre as duas primeiras componentes e as duas últimas.

Link para aceder aos modelos disponíveis: https://exams.actesting.org/samples/

Centros de exame NEWL:

Os estabelecimentos de ensino interessados em criar centros de exame NEWL deverão preencher o formulário de candidatura e enviá-lo para o NEWL, por correio eletrónico para: NEWL@americancouncils.org. O estabelecimento que tiver o seu processo aprovado pelo NEWL poderá receber alunos oriundos de outros estabelecimentos, na hipótese de não existirem ou não terem sido autorizados outros centros em tais locais;

Os estabelecimentos de ensino têm de facilitar os recursos humanos, tecnológicos e informáticos para a realização do exame online, nomeadamente um técnico ou professor de informática, salas equipadas com computadores ligados à internet (Computer Labs) e que possuam o seguinte equipamento de software: Windows ou Mac OSX, Internet Explorer, Chrome, Firefox ou Safari, entre outros. A data limite para os centros de exame confirmarem estas informações é 22 de abril.

Contactos:

Christopher Bateman, Logistics Coordinator

Assessment and Curriculum Development
E-mail: newl@americancouncils.org
T: 202-833-7522 F: 202-833-7523

João Caixinha, Coordenador do Ensino de Português da CEPE-EUA
E-mail: joao.caixinha@camoes.mne.pt
T: 617-775-9161 F: 617-536-2503

José Adão, Adjunto da CEPE-EUA (Newark/Nova Iorque)
E-mail: josecarlos.adao@camoes.mne.pt
T: 973-780-0576 F: 973-643-3900

Duarte Pinheiro, Adjunto da CEPE-EUA (Califórnia)

E-mail: duarte.pinheiro@camoes.mne.pt
T: 916-335-3902

Documentos importantes para mais informações acerca dos exames NEWL:

College Board (2006) World Languages Framework. New York, NY: Author.
Retrieved from:

https://www.collegeboard.org/pdf/world-languages-framework-academic-advisory-committee.pdf 2-24-2015

Educational Testing Service (2009) ETS Guidelines for Fairness Review of Assessments. Princeton, NJ: Author. Retrieved from

https://www.ets.org/Media/About_ETS/pdf/overview.pdf, 2-16-2015

National Standards in Foreign Language Education Project (NSFLEP). (2015)
World-Readiness standards for learning languages (W-RSLL). Alexandria,
VA: Author. Retrieved from:

https://www.actfl.org/publications/all/world-readiness-standards-learning-languages

The ACTFL guidelines:

https://www.actfl.org/publications/guidelines-and-manuals/actfl-proficiency-guidelines-2012

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

Washington D.C., 11 de março de 2019

  • Partilhe