Foi lançada a nova plataforma e-visa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, destinada a simplicar os procedimentos relativos à candidatura a vistos.

As candidaturas, bem como o envio de documentos necessários para o seu processamento, poderão agora ser realizadas eletronicamente. 

Os candidatos receberão código de acesso pessoal que lhes permitirá seguir o andamento do processo em linha, dividido em quatro fases, a saber: registo da candidatura, candidatura sob examinação, candidatura aceite ou rejeitada, emissão do visto.

Está em curso desenvolvimento da nova plataforma, de forma a poder assegurar a possibilidade de pagamento da devida taxa administrativa por esse meio.

A plataforma e-visa é uma das novidades do Novo Modelo de Gestão Consular, implementado no quadro dos esforços de digitalização integral do processo de candidatura a vistos.  A medida contribuiu ainda para a execução do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações (Resolução do Conselho de Ministros 141/2009, aprovada a 20 de agosto).

Está disponível no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos em cinco línguas: português, inglês, francês, ucraniano e russo.

  • Partilhe