welcome2


É, para mim, uma grande honra ser o Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América. As relações com os Estados Unidos têm sido, desde sempre, uma prioridade para Portugal. Os Estados Unidos são o nosso vizinho mais próximo, do outro lado do Atlântico, enquanto Portugal é o país mais ocidental da Europa.

Portugal foi o primeiro país neutral a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América. Mas, não somos apenas amigos de longa data; somos aliados. Portugal defende uma relação transatlântica ambiciosa e uma forte parceria bilateral, em todos os domínios. Como Embaixador, procuro alcançar estes objetivos através de uma ação diplomática, a nível federal e estadual, que assente na promoção e reforço das trocas comerciais, do investimento e do turismo; dos contactos na área cultural e científica; e das relações entre as estruturas da sociedade civil, incluindo através da cooperação e estabelecimento de parcerias entre instituições académicas e científicas, e do intercâmbio de estudantes.

A minha ação muito deve ao contributo da comunidade Luso-Americana nos Estados Unidos da América, a maior diáspora portuguesa em todo o mundo e um ativo incontornável no fortalecimento das relações entre Portugal e os Estados Unidos, a todos os níveis e em todas as áreas. O perfil e influência crescente da nossa comunidade na vida social, política, cultural e económica dos Estados Unidos revela uma integração exemplar nesta grande nação e é motivo de orgulho para todos os portugueses. Simultaneamente, a forma generosa e empenhada como continua a valorizar a sua herança portuguesa é reflexo de uma ligação afetiva insubstituível ao nosso país, que quero aqui agradecer e que me cumpre acarinhar.

Domingos Fezas Vital

  • Partilhe