The Embassy of Portugal in Washington, D.C., in conjuction with the Camões Institute, along with the Coordination of Portuguese Education in the USA announce that the next edition of the NEWL Portuguese Exam will take place on the 2nd of May 2019, at the national level (USA) and is performed online. Registrations will be open until the 31st of March, close to one of the examination centers, at educational institutes approved by the NEWL/American Council for International Education.

We would like to remind our readers that performing the NEWL exam will give credits that grant access to higher education in the United States of America.

Further information (In Portuguese):

Informações mais detalhadas sobre o exame, incluindo propinas aplicáveis, poderão ser obtidas através de contacto com o Coordenador ou Coordenadores Adjuntos do Ensino do Português da CEPE-EUA (V. contactos abaixo) ou do acesso aos seguintes links:

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/NEWL/exam-dates-and-fees

Para informações sobre o registo como novo centro de exame, poderá ser consultado o seginte link:

https://actesting.org/#/newl-app

Este processo tem sido acompanhado pela rede diplomática e consular nos EUA em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), com os serviços competentes do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de outros países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que mantêm representação diplomática nos Estados Unidos.

O que são os exames NEWL?

Os exames NEWL atualmente avaliam as competências linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas, português (desde 2017), árabe, coreano e russo.

Quanto aos níveis de proficiência, a avaliação segue as orientações da American Council of Teachers of Foreign Languages, situando os examinandos entre os níveis elementar e intermédio (níveis A1 a B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - https://www.actfl.org/sites/default/files/reports/Assigning_CEFR_Ratings_To_ACTFL_Assessments.pdf).

Os NEWL são desenvolvidos pela American Councils for International Education, cuja missão é a criação e o incentivo de programas, intercâmbios académicos e pesquisas, em parceria com entidades educacionais de ensino secundário e superior nos Estados Unidos, África, América do Sul, Ásia e Europa.

Essa avaliação é reconhecida pelo programa "Advanced Placement" do College Board, organização sem fins lucrativos que auxilia estudantes na preparação para o ingresso em universidades, por meio de cursos oferecidos em diversas áreas (ciências, artes, cultura, história, economia, entre outros) e de orientação durante o processo de transição para o ensino superior. Os cursos e avaliações oferecidos pelo programa Advanced Placement são reconhecidos por muitas universidades americanas, o que pode garantir a obtenção de créditos tanto no ensino secundário quanto no ensino superior, inclusivé para o posicionamento do aluno que pretender prosseguir estudos em português.

A possibilidade de obtenção de créditos por meio dos NEWL valoriza o conhecimento da língua portuguesa, bem como tem o potencial de estimular a procura por cursos e programas no idioma. Esse reconhecimento beneficiará as comunidades de expressão portuguesa residentes nos Estados Unidos da América, em particular os estudantes portugueses e luso-americanos que pretendem candidatar-se  a universidades americanas.


Datas do exame de Português NEWL:

Main Exam: 2 de maio

Late Testing: 21 de maio (segunda oportunidade)

Custos dos exames NEWL:

Main: $94

Late Testing: $45 + Main fee

Reduced: $53 (propina especial para candidatos com necessidades financeiras, desde que comprovadas pelos centro de exame NEWL, das escolas).

No âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education, o Camões, I.P. atribuirá uma verba anual de 2.000€ (dois mil euros) para apoiar os custos das proprinas de estudantes portugueses ou lusoamericanos que se candidatem ao exame de português NEWL, numa base de first come, first available. Para o efeito, os centros de exame NEWL deverão contactar diretamente os serviços do NEWL.

Formato da avaliação e duração do exame:

O exame incluirá as diversas variantes do Português global e avaliará as competências dos alunos, nas seguintes componentes:

  • Reading (60 minutes)
  • Listening (45 minutes)
  • Writing (45 minutes)
  • Speaking (45minutes)

A prova tem duração total de 3 horas e meia, compreendendo um intervalo de 10 minutos entre as duas primeiras componentes e as duas últimas.

Link para aceder aos modelos disponíveis: https://exams.actesting.org/samples/

Centros de exame NEWL:

Os estabelecimentos de ensino interessados em criar centros de exame NEWL deverão preencher o formulário de candidatura e enviá-lo para o NEWL, por correio eletrónico para: NEWL@americancouncils.org. O estabelecimento que tiver o seu processo aprovado pelo NEWL poderá receber alunos oriundos de outros estabelecimentos, na hipótese de não existirem ou não terem sido autorizados outros centros em tais locais;

Os estabelecimentos de ensino têm de facilitar os recursos humanos, tecnológicos e informáticos para a realização do exame online, nomeadamente um técnico ou professor de informática, salas equipadas com computadores ligados à internet (Computer Labs) e que possuam o seguinte equipamento de software: Windows ou Mac OSX, Internet Explorer, Chrome, Firefox ou Safari, entre outros. A data limite para os centros de exame confirmarem estas informações é 22 de abril.

Contactos:

Christopher Bateman, Logistics Coordinator

Assessment and Curriculum Development
E-mail: newl@americancouncils.org
T: 202-833-7522 F: 202-833-7523

João Caixinha, Coordenador do Ensino de Português da CEPE-EUA
E-mail: joao.caixinha@camoes.mne.pt
T: 617-775-9161 F: 617-536-2503

José Adão, Adjunto da CEPE-EUA (Newark/Nova Iorque)
E-mail: josecarlos.adao@camoes.mne.pt
T: 973-780-0576 F: 973-643-3900

Duarte Pinheiro, Adjunto da CEPE-EUA (Califórnia)

E-mail: duarte.pinheiro@camoes.mne.pt
T: 916-335-3902

Documentos importantes para mais informações acerca dos exames NEWL:

College Board (2006) World Languages Framework. New York, NY: Author.
Retrieved from:

https://www.collegeboard.org/pdf/world-languages-framework-academic-advisory-committee.pdf 2-24-2015

Educational Testing Service (2009) ETS Guidelines for Fairness Review of Assessments. Princeton, NJ: Author. Retrieved from

https://www.ets.org/Media/About_ETS/pdf/overview.pdf, 2-16-2015

National Standards in Foreign Language Education Project (NSFLEP). (2015)
World-Readiness standards for learning languages (W-RSLL). Alexandria,
VA: Author. Retrieved from:

https://www.actfl.org/publications/all/world-readiness-standards-learning-languages

The ACTFL guidelines:

https://www.actfl.org/publications/guidelines-and-manuals/actfl-proficiency-guidelines-2012

https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

Washington D.C., 11 de março de 2019

  • Share